Equipe da Vale recebe ES em Ação para conhecer as ações da entidade

Dando continuidade ao Programa de Visitas Itinerantes às Mantenedoras, o Espírito Santo em Ação teve outra parada nesta quarta-feira, 11 de julho. Dessa vez a instituição foi recebida por diretores e líderes da Vale.

O diretor-presidente Luiz Wagner Chieppe e o presidente do Instituto Líderes do Amanhã, Eduardo Lindenberg, foram recebidos por parte da equipe da empresa, no Parque Botânico da Vale, em Vitória.

Lançado como parte das comemorações dos 15 anos do movimento empresarial, o programa de visitas tem como proposta divulgar as ações e projetos em desenvolvimento na entidade às empresas mantenedoras da instituição.

Para abrir o bate-papo, o diretor-presidente do ES em Ação, Luiz Wagner Chieppe, começou sua apresentação falando dos três pilares que regem o movimento empresarial – Educação, Formação de Liderança e Gestão Pública Eficiente. “Vamos passar aqui com vocês por esses três pontos, para que conheçam como e onde nós trabalhamos. Nossa intenção com essas visitas é exatamente isso, compartilhar os projetos e tirar as dúvidas que possam ter a respeito. ”

Aridelmo Teixeira, começou apresentando o programa de Escola em Tempo Integral, e agradeceu ao apoio da Vale neste projeto tão importante. “O cenário da educação atualmente nos aponta uma estatística de apenas 19% da população capixaba que chega aos 18 anos conseguindo desenvolver bem cálculos matemáticos e Língua Portuguesa. Precisávamos encontrar um modelo que nos ajudasse a solucionar esse problema”.

E sempre que possível o ES em Ação convida alunos, diretores e professores das escolas em tempo integral para compartilhar um pouco de suas experiências com esse modelo de educação. Nessa visita os convidados foram três alunos e o diretor da Escola Viva Joaquim Beato, da Serra.

Seguindo para o segundo pilar, Wagner Chieppe destacou a  importância de formar jovens lideranças. “Por isso apoiamos o instituto Lideres do Amanhã e principalmente sua ideia, para que ela seja implantada em todo o Estado”.

O presidente do Instituto Líderes do Amanhã, Eduardo Lindenberg, reforçou que o objetivo do instituto é justamente trabalhar os jovens líderes do Estado. “Formar esses jovens é fundamental, mas, principalmente formar através de valores para que no futuro um ambiente de negócio seja formado por várias pessoas tomando decisões com bases muito solidas em ética e valores que o Líderes prega. ”

Para finalizar a visita, e forçar o terceiro pilar que rege o movimento empresarial, a analista de projetos do ES em Ação, Amanda Quenupe, apresentou para a equipe da Vale o programa Excelência Municipal. “Precisamos trabalhar uma gestão pública eficiente e transparente que atenda uma agenda de desenvolvimento global, que contemple os interesses da sociedade.”

Para atender a essa agenda pública e eficiente o ES em Ação desenvolveu o projeto Excelência Municipal. O projeto tem como objetivo avaliar o esforço do município em melhorar os resultados medidos por indicadores em diversas áreas de interesse da sociedade. A avaliação poderá ser utilizada pela população como um indicador do trabalho realizado pelos gestores, reconhecendo os bons resultados e mostrando as oportunidades de melhorias.

O Gerente de saúde segurança e meio ambiente da Vale, Rodrigo Furlan, agradeceu a oportunidade de conhecer o papel do ES em Ação. “Nós também acreditamos nesses três pilares, e queremos sempre ser uma empresa melhor. Então, podem contar sempre com a gente, somos parceiro na missão em ter um Estado sempre melhor. ”

IMG_4738 IMG_4774 IMG_4846 IMG_4805 IMG_4757