Educação

A quantidade de informações e possibilidades de geração de conhecimento – ou não! – que temos à disposição através do advento da internet e a sua maciça popularização através de suas ferramentas não deixam dúvidas: estamos vivemos em plena Era do Conhecimento, que se caracteriza por uma revolução científica e tecnológica sem precedentes na história. Tanta informação a nosso dispor, contudo, não significa exatamente mais educação, fomento à criatividade, à criticidade, à cultura…

Educação necessita de olhar atento, cabeças abertas e ímpeto de mudança e por isso ela é um dos pilares do ES em Ação. Foi pensando nisso que em 2013 a diretoria do Espírito Santo em Ação trouxe de Pernambuco o Programa Educação em Tempo Integral, uma metodologia diferenciada de ensino, inspirada num modelo desenvolvido pelo Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE). Sua proposta é estimular a formação de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, sempre alinhada às demandas, competências e valores do mercado.

No Espírito Santo, o projeto ganhou a parceria do Governo do Estado – onde ganhou o nome Escola Viva – e da rede municipal da Prefeitura de Vitória.

No entanto, para a diretoria do Espírito Santo em Ação, educação é assunto tão importante que sua preocupação vai além do que acontece entre as paredes de uma instituição de ensino e chega à comunidade escolar.

Daí nascem os projetos de educação e inclusão social, que são desenvolvidos dentro dos comitês temáticos do movimento empresarial, idealizados e executados através da parceria e do trabalho compartilhado. São eles: Coordenadores de Pais, DreamSheaper, PAES (Pacto pela Aprendizagem), Escola de Tempo Integral Profissionalizante, Ensina Brasil, Mapa da Educação Profissional e Ressocializar.

Acesse aqui o último Relatório de Educação em Tempo Integral do ES em Ação!