1º Cachoeiro Café fomenta protagonismo nas escolas em Tempo Integral de Cachoeiro

Apresentar as iniciativas que impactaram na aprendizagem dos estudantes e avaliar as ações do primeiro semestre nas escolas em Tempo Integral foram os objetivos do 1º Cachoeiro Café, que aconteceu nos últimos dias 03 e 04 de setembro em Cachoeiro de Itapemirim. O encontro foi realizado pela equipe do Núcleo de Educação do ES em Ação, junto do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e a Associação Gigantes Capixabas.

O ICE, parceiro do ES em Ação no processo de implementação das escolas Athayr Cagnin, do bairro Abelardo Machado, e Julieta Deps Tallon, no bairro Zumbi, foi responsável pela condução e mediação do evento. O ICE Café promove um processo participativo de diálogo reflexivo e intencional.

O encontro é realizado no início do 2º semestre letivo entre os gestores das escolas em Tempo Integral, estudantes e coordenadores. O objetivo é avaliar as ações desenvolvidas no 1º semestre e planejar os próximos passos no âmbito das escolas e da Secretaria de Educação.

A programação do 1º Cachoeiro Café também contou com o Fórum de Protagonismo, que é uma das estratégias para dar visibilidade à participação dos estudantes no processo de melhoria contínua do projeto escolar. Para isso, são convidados os Líderes de Turma de cada unidade escolar para apresentarem as boas ideias discutidas em sala de aula com o professor de Protagonismo – a disciplina está no currículo escolar do programa. Eles apresentam sugestões das turmas para eleger as melhores propostas para serem implantadas nas escolas.

Para a analista de Educação e Especialista em Gestão do ES em Ação, Polliana Aroeira, foram três dias de muito aprendizado. “Um momento ímpar das equipes avaliarem as ações desenvolvidas e compartilhar as boas práticas desenvolvidas nas unidades escolares. Os nossos estudantes líderes discutindo e debatendo ideias que contribuirão para o desenvolvimento das suas escolas, sendo propositivos, participativos e cooperativos e sendo protagonistas da sua própria história.”

Já para Ayone Sossai, especialista pedagógica, esses encontros são importantes para que os estudantes possam exercer o protagonismo autêntico que se busca com o programa. “É isso que vai capacitá-lo para o futuro, principalmente, na sua formação para vida,” reforça.

 

7aafa942-4c74-464b-9eb5-889f154a55f0 8d4ac496-dddf-4b98-be5a-431deb7a734e 2362b641-91f3-4385-b433-7ae42def2b3b bed7a2c4-6d05-456e-b71d-7a6a06ed4b59 cfa46d8e-01c3-42b9-815c-c09f962c2fdd WhatsApp Image 2019-09-06 at 11.14.30 WhatsApp Image 2019-09-06 at 11.40.27 WhatsApp Image 2019-09-06 at 11.24.02 (1) WhatsApp Image 2019-09-06 at 11.24.02
<
>