Escolas em tempo integral de Cachoeiro recebem primeiro Ciclo de Acompanhamento Formativo

No mês de fevereiro teve início o projeto de educação em tempo integral em Cachoeiro de Itapemirim. E nesta semana, nos dias 7 e 8 de maio, aconteceu o primeiro Ciclo de Acompanhamento Formativo das escolas Athayr Cagnin, do bairro Abelardo Machado, e Julieta Deps Tallon, do Zumbi. A atividade é uma das ações desenvolvidas pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) em parceria com o Espírito Santo em Ação e seu objetivo tem como objetivo apoiar a secretaria Municipal de Educação na implantação da metodologia da Escola da Escolha, por meio de trabalho realizado in loco nas escolas.

A atividade, como explica a secretária municipal de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, oferece elementos e evidências para ICE, Espírito Santo em Ação, secretaria de Educação e escolas municipais atuem de maneira a qualificar o trabalho que está sendo realizado.

“Não se trata de uma ‘auditoria’ ou ‘checagem’ da realização das atividades, e sim algo que contribui para a formação continuada das equipes escolares e apoio para os ajustes necessários para a melhoria contínua do projeto”, ressalta.

Para Polliana Aroeira, uma das profissionais do Núcleo de Educação do ES em Ação, este é um momento importante, tanto para as escolas que aderem à metodologia quanto para os profissionais envolvidos no processo.

“O Ciclo de Acompanhamento é um momento ímpar nas vidas das escolas, é quando elas se dedicam inteiramente a olhar para o cenário da escola e identificar os avanços desde o ponto de partida, e também os ajustes que precisam ser feitos nesse processo de melhoria contínua. O diferencial para mim, enquanto Especialista em Gestão, é o caráter formativo do Ciclo. As escolas se sentem apoiadas e fortalecidas para dar continuidade ao trabalho. Outro fator importante é vivenciar um dia na escola. Acompanhamos desde a chegada das famílias com seus filhos até o encerramento das aulas”.

Ao todo, 500 alunos da rede municipal de ensino de Cachoeiro estão sendo atendidos pela Escola da Escolha, cuja metodologia já funciona em mais de 1.300 escolas do País. Nesse modelo de ensino, os estudantes são atendidos com jornada escolar estendida, das 7h30 às 16h30, e além das matérias do currículo convencional, vão exercer seu protagonismo, tendo liberdade para a escolha de atividades complementares, em disciplinas eletivas.

Escola Athayr Cagnin

02c613e2-7fe4-4ad7-8c3b-0a9d78caf339 3acb860e-b796-49cb-aafb-6c918027a2a9 45ac69af-66a8-463b-ac95-3c019a5cec43 71d57a9c-5e94-4216-afe6-93fd5c8a7b75 89f9a965-0ddd-4acd-8115-e9853adac7b2 152ac793-8607-42c8-9f09-e51269b77a41 834c7831-a976-47fe-9f85-e74f922bb25d 841ffe07-5ab5-4d5f-b49c-c6adbad2c8d0 14461afe-a5e3-41a5-a788-505317f51c26 b8790533-9d7c-44ba-a5ce-b0e95e5e81c2 1521b7ed-fef0-4c64-826e-103746ec8a86
<
>

 

Escola Julieta Deps Tallon

8ae03e9a-13fb-41c7-b34e-54364c197ae4 9100b4fd-d720-4f13-874f-36d65217fdb8 368416a8-3374-4428-ad6c-8d180f6af1f5 5155679a-b267-445f-9a95-8b3bccd8e597 a0ceda62-74ed-405d-8b31-b4d8a266c09a a453cec8-cb07-4bd5-80b0-1c0bff7f7d4b c43ae370-daae-4f51-81de-ed1fcddc3e47 d4dba896-b1bc-4282-9815-d0685c261dda d200a39b-3d2c-4f4b-8250-5058f56d2f4f ee5f8ac9-a51d-4c1f-a2df-4156aba51300 0d43b82a-19d9-4178-bd60-926a19668f39 71cdd94e-03c7-41e0-beaa-8ec229de6e8e
<
>