Conheça o ES em Ação

História.
O ano era 2003. Diante de uma grave crise institucional, marcada por desmandos administrativos e denúncias de corrupção na área pública, e que gerava desafios e dúvidas com relação ao presente e, principalmente, ao futuro, 16 empresários e executivos capixabas decidiram reunir suas experiências na gestão privada e, de forma voluntária, desenvolver projetos para apoiar iniciativas da gestão pública, com o objetivo de tornar as ações mais efetivas em benefício da sociedade capixaba. Nascia ali o Espírito Santo em Ação, entidade cujo modelo era inédito no País, mas que teve inspiração em organizações do Ceará (CE) e Santa Catarina (SC).

O principal objetivo do grupo era se organizar e se articular para propor um novo modelo de desenvolvimento para o Espírito Santo. E a partir dali, então, contribuir com a construção de uma consciência cidadã, com a promoção do pluralismo político e ideológico, com a ética e a responsabilidade social, principalmente no setor empresarial.

Juntos, aqueles empresários desejavam colaborar para que o Estado retomasse suas características de destaque, o que possibilitaria revigorar a economia, moralizar a política e resgatar a autoestima dos capixabas.

Com a estabilidade institucional do Estado retomada, foi possível olhar para o futuro. Assim, o Espírito Santo em Ação manteve seu compromisso de pensar o desenvolvimento do Espírito Santo, organizando-se, então, baseado no Plano ES 2025 – que posteriormente se transformou no ES 2030 e neste ano de 2018 está sendo revisado para o ES 2035.

Reconhecida como uma entidade de capacitação diferenciada para articular com agentes públicos e privados, o trabalho do Espírito Santo em Ação está estruturado a partir dos eixos estratégicos do ES 2030: Social, através dos projetos de Educação; Econômico, por meio das ações que remetem à Gestão Pública Eficiente; e Institucional, que ganha forma através da Formação de Lideranças.

Missão.
Mobilizar a classe empresarial do Espírito Santo para fortalecer
o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável, contribuindo
para a construção de uma sociedade melhor e mais justa.​

Visão.
Ser protagonista no desenvolvimento do pensamento empresarial,
participando ativamente das agendas relevantes do País e do Estado,
promovendo a formação de novas lideranças, monitorando as
ações perante as estratégias de longo prazo, com foco permanente no
equilíbrio institucional e na maior qualificação das relações
público-privadas.​

Valores.
As práticas e o comportamento do Espírito Santo em Ação e seus
integrantes são baseados em seis valores que representam, acima
de tudo, suas doutrinas essenciais e permanentes:

. Democracia;
. Educação e Construção da Consciência Cidadã;
. Ética e Transparência;
. Moralização das Relações Público-Privadas;
. Economia de Mercado;
. Respeito ao Estado de Direito.

Governança.
A estrutura de governança do ES em Ação é formada por três órgãos principais:

Diretoria Executiva: órgão executivo, responsável pela representação institucional e pelas ações diretas da entidade.

Conselho Deliberativo: órgão consultivo e deliberativo. Zela pela guarda e divulgação da Visão, da Missão e dos Princípios e Valores que nortearam a criação do Movimento Empresarial do Espirito Santo e que definem suas Diretrizes.

Conselho Operacional: órgão consultivo e deliberativo, que representa também a Assembleia Geral da entidade. Formado por representantes dos mantenedores, pelos membros do Conselho Deliberativo, da Diretoria Executiva e pelos presidentes das associações que compõem a Rede Empresarial.

Diretoria Executiva.
Triênio 2019/2022
Fábio Brasileiro
Diretor-Presidente

É graduado em administração de empresas pela Faesa, com MBA em gestão de negócios pela USP e especialização em gestão estratégica pelo MIT, Cambridge, Estados Unidos. Tem 32 anos de experiência profissional desenvolvidos nas áreas de logística de graneis, portos, transporte transoceânico, ferroviário e mineração. Foi Diretor de Operações Logísticas dos sistemas sul/sudeste/Malásia da vale, Diretor Presidente na Transbarge Navegação, Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Terminais Privados, Presidente do Conselho de Administração do Museu Vale, membro do Conselho de Administração da MRS Logística, membro do Conselho de Administração da ANTF (Associação Nacional de Transportes Ferroviários), Membro do Conselho de Administração do Ibef-ES e Vice- Presidente Institucional da FINDES. Atualmente é consultor empresarial nas áreas de infraestrutura, logística e relacionamento institucional e produtor rural.
Nailson Dalla Bernadina
Diretor de Gestão e Governo Digital

É graduado em Ciências Contábeis pela Unilinhares, especializado em Gestão Empresarial pela Univix e cursa MBA em Gestão de Negócios pela Fucape Business School. É diretor Executivo do Sicoob-ES. Naílson também participa de Comitês Nacionais promovidos pelo Sicoob e contribui ativamente para o fomento do modelo de gestão do sistema de cooperativas de crédito no Brasil.
Paulo Wanick
Diretor de Formação de Lideranças

É Mestre em Administração de Negócios pela Ohio University, com MBA em Finanças Corporativas pela FGV/RJ e bacharel em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Finanças, Riscos & Compliance e TI da ArcelorMittal Brasil, no segmento de Aços Planos América Latina, e Diretor-Presidente da FUNSSEST – Fundação de Seguridade Social da ArcelorMittal Brasil.
Rimaldo de Sá
Diretor de Mobilização e Relacionamento

É empresário de comunicação, fundador e CEO da Beta Rede, holding composta pelas empresas Prósper Comunicação (agência de publicidade), Buzz.me (marketing digital), Camisa 10 (marketing de experiência), Ecosocial (estudos de mercado para entender pessoas, organizações e seus ecossistemas), Node Analytics (análise de big data) e Lupino Filmes (audiovisual). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo e especializado em Gestão Empresarial, foi professor universitário e está à frente da realização de iniciativas como festivais, grandes eventos e projetos de alto impacto em um cenário de transformação social. Atua ainda em gestão de crises na web e tem trabalhos realizados para grandes corporações e instituições de países da América do Sul e América Central.
Sergio Mileipe
Diretor de Inovação e Rede Empresarial

É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do ES, com MBA’s em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Fundação Dom Cabral. É responsável pelas operações da Samarco, integrando as etapas de Mineração, Beneficiamento, Mineroduto, Pelotização e Porto

Conselho Deliberativo.
O Conselho Deliberativo é composto de 16 (dezesseis) membros, constituído inicialmente pelos associados fundadores, e à medida do falecimento ou desligamento dos fundadores, por substitutos eleitos pelos demais membros do Conselho Deliberativo, dentre os membros mantenedores do Conselho Operacional.

Conselho de Governança
Alexandre Nunes Theodoro – Presidente do Conselho Deliberativo
Arthur Carlos Gerhardt Santos
Carlos Augusto Lira Aguiar
Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho
Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto
Ernesto Mosaner Júnior
João Gualberto Moreira Vasconcelllos
José Armando de Figueiredo Campos
José Luiz Soares Orrico
José Teófilo Oliveira
Luiz Wagner Chieppe
Nelson Alvarenga de Saldanha
Nilton Carlos Chieppe
Orlando Caliman
Sérgio Giestas Tristão
Sérgio Rogério de Castro
Walter Lídio Nunes

Equipe.

Orlando B. Caliman
Secretário Executivo

Sou responsável pela gestão da entidade, tanto administrativa-financeira como das seguintes áreas finalísticas – Formação de Liderança, Gestão Pública, Estratégia de Longo Prazo e Comunicação. Acredito que uma sociedade próspera e inclusiva se constrói com muito diálogo e interação, e é exatamente isso que tentamos fazer no ES em Ação.
Luciano Gollner
Executivo de Educação do Núcleo de Educação

Lidero a equipe do Núcleo de Educação do ES em Ação. Estrutura responsável por apoiar implantação, acompanhar e monitorar as principais políticas públicas de educação do Estado do Espírito Santo através de mobilização e engajamento da sociedade e parceiros. O núcleo também é responsável pela implementação das Escolas em Tempo Integral nos municípios do Estado. Por meio desse trabalho acreditamos que é possível mudar a realidade e o patamar da educação no Espírito Santo.
Adriano Negris
Analista de Desenvolvimento

Sou responsável por articular e mobilizar entidades públicas e privadas e potencializar iniciativas para o fortalecimento de instituições democráticas e éticas com objetivo de melhorar o ambiente dos negócios. Acredito que redes de colaboração e participação podem contribuir para a construção de uma sociedade sustentável.
Ayone Sossai
Analista de Educação – Especialista Pedagógica

Sou responsável pela implementação das Escolas em Tempo Integral – ETI nos moldes da ‘Escola da Escolha’ no âmbito das Secretarias Municipais de Educação. A metodologia proporciona junto as disciplinas BNCC, uma parte diversificada, onde os estudantes têm orientação de estudos, iniciação científica, disciplinas eletivas, e apoio na construção dos seus sonhos, que futuramente embasarão seus projetos de vida. Acredito que somente através da Educação, poderemos transformar a vida e a realidade da juventude do nosso Estado.
Breno Salotto
Analista Financeiro – Auxiliar de Gestão Administrativo Financeiro

Atuo na operação e gestão do setor Administrativo e Financeiro da organização e, tenho por objetivo, adquirir cada vez mais conhecimento em gestão para poder auxiliar, no futuro, o desenvolvimento do setor de saúde, através da gestão de parques tecnológicos de hospitais e clínicas. Acredito que a atenção à saúde seja um dos pilares fundamentais para o sucesso da sociedade.
Cláudia Luzes
Back Office do Núcleo de Educação do ES em Ação

Trabalho no suporte e apoio a todos os projetos do Núcleo de Educação e faço o acompanhamento e monitoramento de todas questões administrativas e financeiras. É motivador trabalhar em prol de um assunto tão importante como a Educação e acredito que chegará o dia ela será prioridade em todo país.
Lara Ghiotto
Analista de Educação

Atuo em projetos voltados para a mobilização e engajamento de atores da educação, buscando viabilizar espaços de diálogo e apoiar a continuidade de políticas públicas de sucesso na educação capixaba. Acredito que grandes mudanças começam a partir de uma rede diversa, comprometida com o debate construtivos e foco em um mesmo propósito.
Luciane Ventura
Consultora de Comunicação

Sou responsável por comunicar as realizações do ES em Ação para o público interno e externo. Faço a gestão dos canais de diálogo com as redes sociais, newsletter, comunicados, imprensa e mercado. Meu objetivo é facilitar o entendimento de nossos projetos, dar transparência as ações e garantir a interação com o nosso propósito de contribuir para o desenvolvimento do Espírito Santo. Acredito que o trabalho articulado de vários atores permite avanço e crescimento de uma sociedade em prol do bem comum.
Plácida Polliana Pereira Aroeira Nunes
Analista de Educação – Especialista em Gestão

Atuo na implantação do modelo ‘ Escola da Escolha’ nas escolas em tempo integral dos municípios capixabas, atualmente sendo executado em escolas do Ensino Fundamental – Séries Iniciais, de Cachoeiro de Itapemirim. Tenho como premissa o direito de todo cidadão ter acesso a uma educação de qualidade, contemplando sua formação integral. Acredito que por meio da Educação é possível alcançar as transformações que a sociedade precisa, oportunizando caminhos e alternativas para suas escolhas.
Sabrina Marques
Analista Administrativo

Atuo nas rotinas administrativas, infraestrutura e logística da Sede. Faço orçamentos e compra de produtos, bens e serviços. Controle, expedição, emissão, e arquivo de documentos e contratos. Suporte nos processos e rotinas de Recursos Humanos. Acredito que a valorização e investimento nas pessoas, aumentam o seu comprometimento, traduz um efeito de atrair e reter bons profissionais para a empresa.