Na quarta-feira, 23 de abril, representantes do ES em Ação e do Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes) foram recebidos pelo prefeito municipal Theodorico Ferraço, em Cachoeiro de Itapemirim. Durante a reunião, o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernardina, e a coordenação de Educação da instituição apresentaram as ações desenvolvidas no município na implantação das Escolas em Tempo Integral.
Desde 2018, o ES em Ação firmou uma parceria estratégica com a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através do Termo de Cooperação Técnica. Cachoeiro conta com o Tempo Integral em 10 escolas de Ensino Fundamental – anos iniciais, do 1º ao 5º ano. Do total das 1.719 vagas oferecidas, 88%, ou 1.515, estão preenchidas. O município conta com 156 profissionais atuando nas escolas. O convênio vigente com o município encerra em dezembro, mas o prefeito sinalizou pela continuidade da parceria com o ES em Ação.
“A Educação em Tempo Integral amplia o aprendizado, apoiando alunos e educadores na realização de seus projetos de vida. Ao aderir a essa iniciativa, o município oferece aos envolvidos uma experiência escolar mais rica, com mais tempo dedicado ao ensino e uma proposta pedagógica sólida. Isso fortalece o conhecimento acadêmico, mas também prepara os estudantes para os desafios da vida, promovendo o crescimento pessoal e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo do trabalho”, destaca o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernardina.
Participaram da reunião, representando o município de Cachoeiro de Itapemirim, além do prefeito Theodorico Ferraço, a assessora da secretária de Educação, Patrícia Sabadini, e a subsecretária de Educação Básica, Roselane Barreira, além do controlador do município, Fernando Mourão. Do ES em Ação, estiveram presentes o diretor-presidente, Nailson Dalla Bernardina, a coordenadora de Educação, Polliana Aroeira, e a supervisora do programa Educação Integral, Ayone Sossai. O Movimento Empresarial Sul Espírito Santo foi representado por José Bessa e Ricardo Lima.