Prefeito de Serra dialoga sobre o Tempo Integral no município

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na terça-feira, 8 de abril, o ES em Ação, a Associação Empresarial da Serra (Ases) e as empresas patrocinadoras dos projetos de educação foram recebidos pelo prefeito municipal Weverson Meireles, em Serra Sede. Durante a reunião, o superintendente executivo do ES em Ação, Luciano Gollner, apresentou o andamento das ações das Escolas em Tempo Integral no município.

Desde 2021, o ES em Ação mantém uma parceria estratégica com a Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmada através de um Termo de Cooperação Técnica. O objetivo é implementar o modelo de Educação em Tempo Integral, promovendo uma formação completa para os estudantes do Ensino Fundamental da cidade.

Atualmente, a cidade conta com quatro escolas de Ensino Fundamental que funcionam em tempo integral. São oferecidas 1.645 vagas, com a atuação de 147 profissionais, entre gestores, pedagogos e professores.

O prefeito de Serra, Weverson Meireles, destacou a importância do Tempo Integral para o município. “A parceria com o ES em Ação, a Ases e as empresas patrocinadoras tem sido fundamental para dar continuidade e fortalecer o modelo de educação em tempo integral na nossa cidade. Esse trabalho, que vem sendo desenvolvido há alguns anos pela gestão do ex-prefeito Sérgio Vidigal, reforça uma política pública consistente e amplia as oportunidades para os nossos estudantes. Estamos avançando na consolidação de um modelo que forma não só alunos mais preparados, mas cidadãos mais completos. É com união de esforços e compromisso com o futuro que seguimos transformando, passo a passo, a educação na Serra,” avalia.

“A Educação em Tempo Integral visa proporcionar oportunidades para aprender e desenvolver práticas que apoiem estudantes e profissionais da educação no planejamento e execução de seus sonhos e projetos de vida. Caminhar junto com o município nessa proposta é oferecer às crianças e jovens a oportunidade de ter uma escola diferente e um aprendizado de mais qualidade. Mais tempo na escola para aprender, aliado a uma proposta pedagógica robusta, contribuirá não apenas com a formação acadêmica do estudante, mas também com sua formação para a vida e o desenvolvimento de suas competências e habilidades”, explica Rodrigo Gama, diretor de Educação do ES em Ação.

Estiveram presentes no encontro, representando o ES em Ação: Rodrigo Gama, diretor de Educação; Wagner Chieppe, presidente do Conselho Deliberativo; Luciano Gollner, superintendente executivo; Polliana Aroeira, coordenadora de Educação; e Ayone Sossai, supervisora do Programa de Educação Integral. Também participaram: o presidente da Ases, Fábio Junger; a superintendente Eula Peres; e representantes das empresas patrocinadoras da educação, como Bruno Chieppe, diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, e Vanessa Tavares, gerente de Relações Governamentais da Vale. Pela Prefeitura, além do prefeito Weverson Meireles, estiveram presentes a secretária de Educação, Mayara Cândido, e a coordenadora de Governo, Lilian Siqueira.

Educação em Tempo Integral

O ES em Ação é responsável pela transferência de metodologias, tecnologias e pela formação das equipes que acompanham e monitoram as escolas de Tempo Integral nos municípios parceiros. A equipe de Educação da instituição assessora o modelo em escolas de nove municípios do Espírito Santo. São quatro anos de atuação no processo de transferência da metodologia às secretarias de Educação, com apoio institucional das associações empresariais das regiões envolvidas.

Nas escolas convertidas para o modelo integral, os estudantes conseguem melhorar até 17% no desempenho já no primeiro ano, com perspectivas de crescimento contínuo ao longo dos anos letivos.

Atualmente, o projeto envolve 52 escolas em Tempo Integral, com uma oferta de mais de 11 mil vagas. As equipes responsáveis são compostas por técnicos das redes municipais de ensino, selecionados pelas respectivas secretarias de Educação.