ES em Ação firma parceria com a Sedu no programa Escola do Futuro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para levar mais conhecimento e oportunidade para os estudantes da rede pública, o ES em Ação assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), nesta terça (12), no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), em Vitória.  

A parceria tem o objetivo de apoiar ações técnico-científicas e pedagógicas para consolidar e expandir o modelo do Programa Escola do Futuro. Para o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina, a educação é fundamental para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da sociedade. “Investir em uma educação de qualidade é investir no futuro de um Estado mais justo, competitivo e próspero. No movimento empresarial acreditamos que a educação é a chave para transformar realidades e promover o crescimento social e econômico, criando oportunidades para todos”. 

O ES em Ação mobilizou empresas mantenedoras e parceiras para apoiar a iniciativa Escola do Futuro. Este ano, cinco escolas localizadas na Grande Vitória foram atendidas e a expectativa é que, em 2025, mais 10 escolas do Programa, incluindo no interior do Estado, recebam ações.  

A oportunidade de conexão entre a escola e a realidade do mercado de trabalho foi frisada pelo diretor de Educação do ES em Ação, Rodrigo Gama. “A escola já vem conectada até a sua criação, os seus métodos pedagógicos, inclusive a tecnologia de educação em sala de aula já faz com que tudo seja com modelos mais inovadores e tecnológicos na formação dos alunos. E essa conexão que está sendo feita com as empresas permite uma formação mais próxima da necessidade do setor produtivo, com profissionais atualizados e que querem trabalhar naquele segmento”, pontua. 

A colaboração entre empresas e escolas da rede estadual tem a finalidade de fomentar a interação entre a educação e o setor empresarial, o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e competências, estimular a vocação empreendedora, fortalecer a formação profissional dos estudantes e promover a troca de conhecimento e experiências. 

A gerente-geral do Instituto Unimed Vitória, Milene Mello, frisou a importância da educação como ferramenta de inclusão social e transformação de realidades. Ela reforça que o programa está totalmente alinhado ao posicionamento do Instituto Unimed Vitória, em promover na sociedade o comportamento saudável por meio de projetos educacionais.

“Ao participar deste programa, entendemos que podemos contribuir para que estudantes, prestes a ingressar no mercado de trabalho e a aprimorar sua formação acadêmica, tenham acesso a informações e conhecimentos que os auxiliem a tomar decisões mais assertivas. A experiência corporativa e o contato com profissionais de destaque, qualificados para mentorear os jovens, são fundamentais para seu desenvolvimento e preparação para os desafios do futuro”, pontua Milene.

Na oportunidade também foi realizada a solenidade de Certificação das Escolas do Programa Escola do Futuro, com uma homenagem as escolas que se destacaram nos eixos norteadores do programa e certificadas as que iniciaram suas atividades em 2024.

Participaram do evento o Secretário de Estado da Educação, Vitor Amorim de Angelo; do ES em Ação, o superintendente, Luciano Gollner; a coordenadora de Educação, Polliana Aroeira; a diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Sicoob Central ES, Sandra Helena Rosa Kwak; entre outros representantes, superintendentes de educação, diretores e professores das escolas parceiras. 

Escola do Futuro

O programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sedu, criada em 2023 com o objetivo de promover o desenvolvimento da cultura digital, a partir do uso de metodologias pedagógicas inovadoras e de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

O objetivo é o desenvolvimento da cultura digital a partir do uso de metodologias pedagógicas inovadoras e de tecnologias educacionais no cotidiano escolar, a fim de potencializar o aprendizado do estudante.

A colaboração entre empresas e escolas da rede estadual tem como objetivo promover a inovação educacional, fomentar a interação entre a educação e o setor empresarial, o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e competências, estimular a vocação empreendedora, fortalecer a formação profissional dos estudantes e promover a troca de conhecimento e experiências.