O Disque-Denúncia é um canal essencial para a coleta de informações que auxiliam na identificação e prevenção de crimes, permitindo que as forças de segurança atuem de forma mais precisa e ágil. Além de garantir o anonimato dos denunciantes, o canal amplia a participação da sociedade no combate à criminalidade, fortalecendo a cooperação entre cidadãos e autoridades e aprimorando as ações de inteligência em todo o Estado.
Cerca de 25 profissionais de inteligência e de segurança conferiram a palestra do gerente do Disque-Denúncia, Delegado da Polícia Civil Paulo Amaral, sobre a importância do Disque Denúncia para a atividade de inteligência. O assunto foi tema do VII Encontro da Rede Capixaba de Inteligência (RCI), no dia 19 de setembro, na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
O canal foi criado com o escopo de viabilizar o exercício de sua parcela de responsabilidade na promoção da segurança pública, destaca Amaral. “O Disque-Denúncia no Espírito Santo foi um dos pioneiros, e foi uma reação da sociedade civil com a Secretaria de Segurança Pública para estruturar um serviço de captação de informações para auxiliar o trabalho do policial. Hoje, proporcionalmente, o disque-denúncia do nosso Estado é o que mais recebe denúncias, mais do que o Estado de São Paulo, que possui população 11 vezes maior que a nossa”, ressalta.
O número do Disque-Denúncia é 181 e o call center da central opera 24 horas, todos os dias. As denúncias recebidas através do canal são entregues a agentes das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, que avaliam as informações recebidas e as enviam para os órgãos competentes.
Rede Capixaba de Inteligência
A RCI é integrada por profissionais das áreas de segurança e inteligência de organizações com atuação no Espírito Santo, representando os segmentos públicos e privados. Sua missão é contribuir com conhecimento e compartilhar dados para o atendimento às demandas institucionais e empresariais, atenta ao bem-estar da sociedade.
Para isso, a instituição promove encontros presenciais de diversas modalidades (reuniões, simpósios e afins), visitas institucionais que propiciem troca de informações relevantes e produção de conteúdo intelectual condizentes com a área de segurança. Além disso, promove networking entre os principais atores e empresas/instituições da área.
O Espírito Santo em Ação exerce o papel de secretariado executivo dos eventos e apoia institucionalmente a Rede Capixaba de Inteligência desde 2007.