Viana assina termo de cooperação para ensino em tempo integral com ES em Ação 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A educação em tempo integral oferece aos estudantes uma formação acadêmica de qualidade, centrada no protagonismo e no projeto de vida dos alunos. Para melhorar o ensino em Viana, a prefeitura, o ES em Ação e a Associação Empresarial de Viana (AEV) assinaram o Termo de Cooperação Técnica para Implantação das Escolas de Tempo Integral no município, no dia 12 de março, no gabinete do prefeito. 

Atualmente, o município conta com três escolas em tempo integral e a expectativa é expandir o modelo, destacou o prefeito de Viana, Wanderson Bueno. “A partir do acordo de cooperação com o ES em Ação, que prevê a implantação e consolidação de escolas de ensino fundamental de tempo integral, vamos ampliar ainda mais o acesso e a qualidade da nossa educação”. 

O ES em Ação vai apoiar na realização de diagnóstico da rede de ensino e transferir a metodologia de Tempo Integral para o município, garantindo a sustentabilidade do modelo e a elevação dos níveis de aprendizagem dos anos iniciais e finais do ensino fundamental das escolas contempladas.  

O diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina, parabenizou a iniciativa do município. “A visão do gestor sobre a educação é importante para o desenvolvimento do município. Queria parabenizar a todos pela parceria e iniciativa, sendo muito importante esse olhar para o ensino em tempo integral, com a transferência da metodologia do Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação (ICE) para o Espírito Santo”, destacou Nailson, que frisou a importância do apoio da rede empresarial do município, no acompanhamento do projeto e de outras demandas de interesse da administração pública. 

No Estado, o ensino em tempo integral consiste na criação de escolas da rede pública com propostas pedagógicas que proporcionam oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiar estudantes e profissionais da educação no planejamento e execução do Sonho/Projeto de Vida. Ao ampliar o tempo dedicado à educação, o modelo oferece benefícios para além das salas de aula tradicionais e impactam positivamente o futuro da comunidade. 

Na metodologia de ensino, o aluno é o ponto central, segundo o diretor de Educação do ES em Ação, Rodrigo Gama. “Estamos felizes de assinarmos esse termo, de apoiar a educação pública nesse modelo em que o estudante é mais preparado para viver em sociedade, a debater e a querer fazer parte da solução dos problemas”. 

Na oportunidade, participaram da assinatura o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, e a secretária de Educação Municipal, Angela Merícia Cavati, do ES em Ação, o diretor-presidente, Nailson Dalla Bernadina, o diretor de Educação, Rodrigo Gama, o superintendente, Luciano Gollner; o diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, Bruno Pretti Chieppe, e o presidente da AEV, Phillipy Cassaro Machado.  

Tempo Integral 

O ES em Ação articula e mobiliza o setor empresarial e o poder público para a melhoria contínua da educação, com o propósito de universalizar a educação em tempo integral, promover a alfabetização na idade certa, ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica e a promoção da educação básica de qualidade no Estado. 

As escolas em tempo integral funcionam em turno único, com carga horária de nove horas, ficando a cargo de cada município definir o melhor horário para iniciar as aulas. Na proposta pedagógica, o Estudante possui uma rotina no tempo integral com atividades focadas no desenvolvimento de seu Sonho e Projeto de Vida, além de receber todo o suporte e cuidados da escola. 

Além das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), há a Parte Diversificada, em que crianças e adolescentes têm aulas de Protagonismo, Estudo Orientado, Práticas Experimentais, Iniciação Científica e auxílio na elaboração de seus Sonhos/Projetos de Vida. Os estudantes têm ainda ofertas de matérias Eletivas, que são escolhidas de acordo com o objetivo de cada estudante, além das Práticas Educativas como Acolhimento, Roda de Conversa, Recreio de Possibilidade entre outras.