O Fórum de Entidades e Federações (FEF), formado pelo ES em Ação e pelas federações da Agricultura e Pecuária (Faes), do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), das Indústrias (Findes) e dos Transportes (Fetransportes), se reuniu nesta semana com o secretário da Receita Federal, Robson Barreirinhas, no Palácio Anchieta.
O encontro teve a participação de representantes do governo do Estado, parlamentares do legislativo estadual e federal e lideranças do Sindiex. Em pauta, o fortalecimento da Alfândega do Porto de Vitória, que vem sofrendo alterações com a transferência de processos e atividades para a Alfândega do Rio de Janeiro.
O setor produtivo capixaba manifestou sua preocupação com a perda de autonomia, o que impacta a competitividade das empresas. Vale lembrar o comércio exterior representa 41% do PIB capixaba, de acordo com o índice “Grau de Abertura da Economia Capixaba”, monitorado pelo Instituto Jones Santos Neves (IJSN).
O ES em Ação está diretamente envolvido no tema desde o início dos debates, pontua o diretor-presidente Nailson Dalla Bernadina. “Nossa economia é uma das mais internacionalizadas do país, com setores reconhecidos por sua conexão com os mercados globais. Essa pauta é prioritária, em especial porque a infraestrutura portuária do Espírito Santo está em expansão, considerando investimentos expressivos de norte a sul do estado. Preservar a autonomia da nossa Alfândega é garantir a competitividade dos projetos em curso”, detalhou.
Comércio Exterior
A Alfândega do Porto de Vitória se destaca no país em maior volume de importações e em valor médio de declarações de importação (DI), atingindo mais de 51 mil declarações só no ano passado.
A extensão da costa do Espírito Santo possui 22 pontos para desembarque de mercadorias – das mais variadas, automóveis, carvão, veículos de cargas e outros, que vêm de fora ou que saem do país, estruturados para o manuseio da carga e fiscalização dos itens para liberação aduaneira.
A Alfândega
Diante da importância da atuação da Alfândega de Vitória e da relevância da atividade de comércio exterior para o Espírito Santo, as lideranças buscam a manutenção da autonomia e o reestabelecimento dos processos na Alfândega do Porto de Vitória. Vale lembrar que novos projetos portuários estão previstos para o Estado, como o Porto da Imetame, com início cotado para 2025 e outros projetos já em execução.
O Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) defendeu a necessidade de uma estrutura operacional local e autônoma, diante da grande demanda de comércio internacional do Estado.