Conheça três diferenciais do ensino em tempo integral  

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O ensino em tempo integral se destaca ao proporcionar o desenvolvimento completo dos estudantes, com uma abordagem que oferece diversas oportunidades. O processo de aprendizagem se diferencia pelo foco no aluno, aprendizagem contínua e a gestão democrática.

Foco no aluno. A base fundamental está na priorização do aluno, destacando o foco no seu desenvolvimento integral. Nesse modelo, o desenho e a atualização contínua do projeto pedagógico são orientados pelas demandas específicas dos estudantes. Isso implica em uma abordagem personalizada, que assegura a efetiva participação dos alunos na construção de um ambiente educacional abrangente.

Aprendizagem contínua. Outro princípio do ensino em tempo integral é a aprendizagem contínua, que implica a integração de todas as facetas do processo de ensino-aprendizagem no currículo. Os conteúdos acadêmicos promovem o diálogo entre diferentes linguagens, assim, além do desenvolvimento intelectual, são trabalhadas também as dimensões social, emocional, física e cultural, proporcionando ao estudante um crescimento abrangente.

Gestão democrática. A promoção da gestão democrática, com o propósito de garantir a consideração dos interesses e necessidades de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes é outro pilar. Nesse processo, as decisões e o acompanhamento das atividades são realizados de maneira colaborativa, envolvendo a comunidade escolar, ou seja, alunos, pais e educadores.

Essas e outras questões que envolvem o ensino em tempo integral serão abordadas na Formação Inicial com as equipes das escolas em tempo integral dos municípios de Aracruz, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Vila Velha, de 31 de janeiro a 6 de fevereiro.

A Formação será ministrada nos municípios pela equipe de educação do ES em Ação, composta pela coordenadora, Polliana Aroeira, pela supervisora do Tempo Integral, Ayone Sossai, e pelas consultoras, Beatriz Castro, Fabyola Kamil, Jandira Vasconcelos e Mônica Freddi.

Formação

Os educadores aprendem a metodologia implementada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e são apresentados às bases do Modelo Pedagógico e de Gestão. A partir das vivências, as equipes orientam os estudantes em matérias como português, matemática e história, e em disciplinas voltadas para o Protagonismo e Projeto de Vida dele, por meio de aulas com práticas e vivências educativas.

Para a gestora da escola EMEFTI Professora Maria Luiza Devens em Aracruz, Elloara Azevedo Diniz Soneguetti, a formação é uma oportunidade de trocar conhecimento. “Independente de terem ou não experiência em outras escolas ou já terem escutado falar sobre Escola de Tempo Integral, na formação inicial todos têm a oportunidade de conhecer os princípios, os tempos e o objetivo das atividades propostas. Acredito que a formação nos norteia para a prática e que todos saem com a certeza de que temos muito o que aprender, a partir da desconstrução dos padrões que estamos acostumados a trabalhar”.

Tempo Integral

A equipe de Educação do ES em Ação acompanha o modelo de Educação Integral em Tempo Integral em escolas de nove municípios do Estado, são eles: Aracruz, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Linhares, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Atualmente, são 37 escolas municipais em Tempo Integral e uma oferta de mais de nove mil vagas. Nas escolas convertidas para o modelo integral, os estudantes conseguem melhorar até 17% o seu desempenho no primeiro ano, e as perspectivas tendem a ampliar no decorrer dos anos educacionais/letivos.