Cinco temas para ficar de olho em 2024 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A economia do Espírito Santo vem se destacando no cenário nacional e apresenta uma série de oportunidades e diferenciais, seja por sua posição geográfica estratégica ou pelo bom ambiente de negócios.  

Para colaborar com o desenvolvimento socioeconômico sustentável, o ES em Ação acompanha e desenvolve dezenas de projetos em diferentes áreas. Neste início de ano, separamos cinco pontos de destaque que contam com o acompanhamento direto do ES em Ação: 

Duplicação da BR 101 e melhoria da infraestrutura. A provável revisão do contrato com a Eco 101, em análise no Tribunal de Contas até março deste ano, permitirá a retomada das obras de duplicação da BR 101 ainda no primeiro semestre. O ES em Ação acompanha as tratativas sobre o tema junto com as demais instituições que compõem o Fórum de Entidades e Federações (FEF). Também estão na pauta prioritária de infraestrutura a implantação do ramal da EFVM até Anchieta e a discussão de uma solução sobre a BR 262. 

Ampliação da oferta de educação profissional. Em parceria com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e de Educação, e as instituições de ensino profissional do Espírito Santo, o ES em Ação atua para ampliar a oferta de formação alinhada às demandas do setor produtivo. O trabalho envolve a identificação das necessidades apontadas pelas instituições que compõem o FEF e, a partir do diagnóstico, definir a abertura de vagas de cursos técnicos pela rede estadual ou por meio de parcerias com instituições privadas.  Vale lembrar que o ES em Ação tem a meta de contribuir para 40% das matrículas do Ensino Médio Profissionalizante no estado. 

Regulamentação do licenciamento ambiental. A aprovação do projeto de lei que moderniza o licenciamento ambiental no Espírito Santo vai agilizar e desburocratizar processos, garantindo segurança jurídica sem abrir mão da proteção ao meio ambiente. Neste ano, o desafio será a regulamentação de pontos específicos da lei. O ES em Ação segue acompanhando todas as etapas do processo, dialogando com o poder público — em parceria com o FEF — e preservando as conquistas alcançadas até aqui. 

Fortalecimento da Alfândega de Vitória. O plano da Receita Federal de reestruturar a Alfândega no Espírito Santo, levando parte das atribuições para o Rio de Janeiro, pode resultar em perda de autonomia e lentidão nos processos aduaneiros. O impacto da mudança preocupa o setor produtivo capixaba. O ES em Ação, em parceria com o FEF, acompanha as discussões e articula com os governos estadual e federal a construção de uma solução.  

Agenda propositiva para eleições municipais. A cada ciclo eleitoral, o ES em Ação reúne e consolida as prioridades para o diálogo estruturado com os candidatos. O processo de escuta envolve toda a Rede Empresarial, que conta com 12 instituições vinculadas ao ES em Ação, e resulta em um documento robusto, intitulado “Diretrizes”. O material compila as demandas do setor produtivo sobre temas prioritários, como educação, meio ambiente, gestão pública, transformação digital, ambiente de negócios, entre outros. 

Foto da BR 101
Crédito: Prefeitura de Viana