No mundo corporativo, os líderes são inspiração para suas equipes, com capacidade para estimular a criatividade e fomentar a inovação nos processos do trabalho. Nesse cenário, a aprendizagem contínua torna-se essencial, e iniciativas como programas de mentorias contribuem para o desenvolvimento profissional, a partir de uma abordagem prática e personalizada.
Na formação de jovens lideranças, a mentoria propicia o contato e a orientação entre um líder experiente, o mentor, e um liderado, que está em busca de aperfeiçoamento. É um espaço de transferência de conhecimento, experiência e perspectivas, por meio de um feedback construtivo, são compartilhados insights sobre desafios, tomada de decisões e habilidades.
A prática pode acelerar a preparação de futuros líderes para os desafios dinâmicos do ambiente corporativo, colaborando para a construção de organizações e instituições, público e privado, mais resilientes, inovadoras e orientadas para o sucesso a longo prazo.
É com o propósito de tornar o Espírito Santo, um lugar cada vez melhor, que a diretoria de Formação de Liderança do ES em Ação oferece mentorias por meio do programa Be Leader, iniciativa que busca formar as próximas gerações de líderes capixabas. A mentoria é um dos eixos de atuação do programa voltada para jovens lideranças de instituições parceiras.
“É um momento de troca e aprendizado mútuo, de poder contribuir com os desafios que foram colocados pelos próprios mentorados e de avanço dentro de seus propósitos pessoais”, diz o diretor de Formação de Lideranças, Gabriel Feitosa.
Be Leader e a Mentoria
A Instituição divulga edital de mentoria com lideranças políticas, públicas, empresariais, já consolidadas no Estado, e que se destacam no cenário capixaba, para acelerar o impacto das lideranças que participaram da Imersão Conectando Lideranças – outra iniciativa do programa –, atuam no Estado e em projetos de instituições parceiras do Be Leader.
A coordenadora de Estratégia e Performance na Marca Ambiental, Naiana Moraes Nascimento, participou do programa de mentoria do Be Leader em 2023 e contou sobre a experiência e trocas com sua mentora, Carolinne Tavares, membro do comitê de Formação de Liderança e gerente de Operações Portuárias na Vale.
“Nunca tinha feito mentoria na minha vida, sempre quis e foi muito interessante. A Carol, sempre foi da área industrial, sempre seguiu uma carreira nos setores internos da empresa semelhantes aos que eu atuo, e ela foi muito assertiva! À medida que fomos conversando e enxergando a minha necessidade, ela foi abrindo caminhos, percepções, o que acelerou muito o meu processo de desenvolvimento da carreira. Sem a mentoria eu nunca teria chegado ou se eu tivesse chegado, ia demorar muito mais. Foi extremamente essencial para o crescimento que eu precisava naquele momento”, destacou Naiana.