Setor produtivo e governo iniciam atividades do “ES 500 Anos”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O setor produtivo e o governo do Estado iniciaram as atividades do plano “ES 500 Anos”. O grupo de trabalho, formado por representantes do ES em Ação, das secretarias de Estado de Planejamento (SEP) e Desenvolvimento (Sedes), e do Instituto Jones dos Santos Neves, se reuniu nesta quinta-feira (11) para definir o cronograma de ações previstas para o ano.

“O Espírito Santo hoje possui muito mais diagnósticos do que há dez anos — quando o Plano ES 2030 foi elaborado. Nosso trabalho não está desconectado de tudo o que viemos construindo até aqui. Mais que isso, queremos potencializar o que deu certo e olhar para o futuro, enxergando tendências e desafios que se aproximam”, pontuou o presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina.

A primeira atividade do GT foi a construção de um cronograma de oficinas regionais, que preveem rodadas de diálogo com lideranças em todo o Espírito Santo, bem como seminários temáticos segundo as potencialidades de cada uma das dez microrregiões capixabas.

ES 500 Anos

Anunciado em dezembro, o documento vai contribuir para a elaboração de uma visão de futuro estratégica e sustentável para o Espírito Santo, com o horizonte em 2035, ano em que serão celebrados os 500 anos da colonização do Solo Espírito-Santense.

A construção do documento vai agregar diagnósticos produzidos por diferentes instituições e pelo poder público nos últimos dez anos. Além disso, o ES 500 Anos vai analisar os principais estudos e planos produzidos no Estado, revisitando também metas e indicadores do plano de desenvolvimento ES 2030.

As atividades de escuta ativa envolverão o governo estadual, as prefeituras, a Assembleia Legislativa, o ecossistema do Judiciário e demais poderes constituídos, além de sindicatos, federações e outras instituições do setor produtivo, academia, terceiro setor, sociedade civil organizada, entre outras organizações representativas.

O conteúdo completo de trabalhos previstos para o Plano “ES 500 anos” pode ser conferido no site do projeto: www.es500anos.com.br