O ES em Ação, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Aracruz e Linhares, reuniu gestores das escolas e técnicos no World Café, no dia 21 de setembro, no auditório do Sicoob Central de Linhares. O objetivo é avaliar as ações desenvolvidas no 1º semestre e projetar ações e soluções para os próximos 6 a 12 meses, para as escolas e as Secretarias de Educação (Seme) dos municípios.
No encontro também foram apresentadas boas práticas criadas nas escolas para melhoria do aprendizado dos estudantes e contribuição da formação integral, proporcionando uma troca de experiências entre os profissionais.
O Wold Café tem a finalidade de promover o diálogo significativo e a construção de conhecimento coletivo. Na oportunidade, participaram as equipes de implantação, gestores das Escolas em Tempo Integral, além de pedagogos e coordenadores administrativo-financeiro e representantes do gigantes capixabas e das consultoras do ES em Ação.
Segundo a coordenadora de Educação do ES em Ação, Polliana Aroeira, o encontro é uma oportunidade de promover a melhoria contínua dos processos de trabalho nas Escolas em Tempo Integral.
“A ação objetiva realizar uma avaliação das ações desenvolvidas e buscar soluções possíveis para superar os desafios. Permite projetar novas possibilidades de atuação, oportunizar novas ideias, despertando o senso colaborativo e o espírito de corresponsabilidade”, destaca Aroeira.
A metodologia das boas práticas foi adaptada do World Café, de Juanita Brown – “Dando forma ao nosso futuro por meio de conversações significativas e estratégicas”, e os municípios parceiros do ES em Ação também receberão a dinâmica até o final do semestre.
Confira os depoimentos dos gestores que participaram do encontro.
“Penso que esses momentos de compartilhamento de ideias entre as escolas de Tempo Integral contribuem para o nosso fazer diário. São momentos ricos, pois observamos que estamos no caminho, e o que é compartilhado pelas demais escolas colaboram para o nosso fazer diário. Com base no que é compartilhado podemos realizar nossas rotas e fortalecer nossas ações”.
Gestora CMEFTI Palmital, de Linhares, Patrícia da Silva Pereira
“Os momentos de integração e de trocas de ideias, bem como todo o processo formativo, fortalecem a implementação das políticas educacionais. Essa metodologia proposta pela Equipe do Movimento Espírito Santo, por meio do World Café, onde temos a oportunidade de compartilhar práticas exitosas, que contribuirão para redefinir e replanejar ações, certamente conduzirão para o alcance de melhores resultados e melhoria da aprendizagem dos estudantes”.
Secretária de Educação de Aracruz, Jenilza Spinassé
“É sempre importante a escola e o município pararem para reverem suas práticas porque é nesse processo que fazemos uma avaliação do que acontecendo, as experiências de outros municípios para aproveitar as boas práticas e implementar em nossa rede. É muito válido, pois é um momento de crescimento e fortalecimento das nossas equipes de trabalho e, consequentemente, quem ganha é o nosso estudante, com o aprendizado que acaba sendo cada vez melhor”.
Secretária de Educação de Linhares, Penha Valani Giuriato
