Metas, frentes de trabalho e os 20 anos do movimento marcam reunião do Conselho Consultivo 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A atual gestão do ES em Ação apresentou as frentes de trabalho para cerca de 60 pessoas entre representantes de empresas mantenedores, Conselho Deliberativo, Rede Empresarial e lideranças do poder público, como o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboco, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado, Ricardo Ferraço, e o governador do Estado, Renato Casagrande, na reunião do Conselho Consultivo, no dia 11 de setembro, no auditório do Sicoob.    

Os 20 anos de atuação, mobilização e articulação do movimento, que desde então, atua para fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa, foi lembrado.  

Diante das mudanças vivenciadas ao logo dos anos, a Instituição se reorganizou e desde então, apresenta um modelo de organização e de posicionamento institucional, focado nas frentes de trabalho das seis diretorias, e em suas metas e atuação definidas. 

No cenário de uma sociedade distribuída em rede descentralizada, voltada para a colaboração e a transparência, o novo modelo de comunicação do movimento está ancorado nas ações de relações institucionais e governamentais, segundo Rimaldo de Sá.   

“Há 20 anos, o Espírito Santo em Ação cumpriu um papel fundamental na legitimação das demandas do setor produtivo e na interlocução democrática e transparente com o poder público. Hoje em dia, há novos desafios de aproximação e diálogo com outros ecossistemas, o que naturalmente demanda novas metodologias e habilidades. Estamos mais uma vez apontando caminhos e organizando o trabalho de relacionamento institucional no estado”, ressalta Rimaldo.  

Atualmente, integram a diretoria do movimento, o diretor-presidente, Nailson Dalla Bernadina, e os diretores de Gestão, Relacionamento e Comunicação, Rimaldo de Sá; de Formação de Liderança, Gabriel Feitosa; de Gestão Pública, Fernando Saliba; de Educação, Rodrigo Gama; de Rede, Sérgio Mileipe; e de Desenvolvimento, Rodrigo Ruggiero.  

Outras ações  

As parcerias institucionais do ES em Ação também foram lembradas na reunião, a exemplo da Fórum de Entidades e Federações (FEF), formado pelo ES em Ação, atual coordenador do grupo, e as Federações da Agricultura (Faes), Comércio (Fecomércio), Indústria (Findes) e Transporte (Fetransportes).   

Outros dois pontos institucionais também foram destacados na reunião: a retomada dos comitês, que conta com grupos de profissionais formados por representantes das empresas mantenedoras, e a entrada de sete novas empresas mantenedoras para fortalecer ainda mais a Instituição, são elas: Brametal, eMEG, ES Gás, Estel, Placas do Brasil, TimenowTommasi 

Para o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina, a reunião também é o momento de conhecer quem está chegando para somar. “É uma oportunidade para, além de apresentar os resultados do trabalho, interagir e fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa”.    

Projetos para o futuro   

As iniciativas e projetos em parceria com o Governo do Estado também foram destacados. O governador do Estado, Renato Casagrande, falou da atuação do ES em Ação. “Agradecer a parceria, pois, depois que começaram a se organizar, o Movimento Empresarial passou a fazer parte dos projetos do Estado”, frisou.    

Na oportunidade, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, apresentou o planejamento estratégico 2023-2026, e as perspectivas de futuro do que se espera do Estado foram lançadas na reunião. 

Crédito das fotos: Divulgação Sicoob