A governança do ensino do programa Tempo Integral foi tema de reunião da diretoria do ES em Ação, com o diretor-presidente Nailson Dalla Bernadina e o presidente do Conselho Deliberativo, Wagner Chieppe, com o prefeito de Serra, Sérgio Vidigal, e a secretária de Educação do município, Luciana Galdino, realizado no dia 31 de agosto, no gabinete do prefeito.
A metodologia do programa da Escola em Tempo Integral foi implantada no início de 2022 no município e, atualmente, está presente em três escolas. Na reunião, foram apresentadas as atividades realizadas nas escolas, os ciclos de acompanhamento e as ações previstas para o próximo ano. O programa recebe assessoria e consultoria do ES em Ação, em parceria com a Associação dos Empresários da Serra (Ases).
“O nosso propósito é apoiar na implementação do modelo que aprendemos com o Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação (ICE), e contribuir para o trabalho das lideranças municipais, como em Serra, que mostrou um engajamento sobre o tema educação, conhecimento dos indicadores e a vontade de manter e expandir a educação em tempo integral no município”, destaca o diretor de Educação do ES em Ação, Rodrigo Gama.
Participaram também da agenda o secretário de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, Ricardo Pandolfi, e do ES em Ação, o diretor de Educação, Rodrigo Gama; o superintendente, Luciano Gollner; a coordenadora de Educação, Polliana Aroeira; e os apoiadores dos projetos de Educação, Tatiane Rodrigues, Wagner Chieppe e Bruno Chieppe.
Tempo Integral
O Programa Escola em Tempo Integral consiste na criação de escolas da rede pública com propostas pedagógicas que proporcionam oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiar estudantes e profissionais da educação no planejamento e execução do projeto de vida, e o ES em Ação oferece apoio no modelo de tempo integral em oito escolas de municípios do Estado. O estudante possui uma rotina no tempo integral com atividades focadas no desenvolvimento de seu projeto de vida, além de receber todo o suporte e cuidados da escola.
O modelo de referência para a Escola em Tempo Integral no Espírito Santo, é o modelo pedagógico desenvolvido pelo Instituto de Corresponsabilidade pelo Educação (ICE), com inovações que proporcionam a consolidação de um novo olhar para a educação, pautada em seus três eixos: a formação acadêmica de excelência; a formação para a vida; e o desenvolvimento das competências do século XXI.