Ranking de Transparência avalia os 78 municípios capixabas 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O lançamento do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023 já tem data: 12 de setembro. O ranking é realizado pela Ong Transparência Capixaba, com o apoio institucional do ES em Ação e da Transparência Internacional – Brasil. 

Os 78 municípios do Espírito Santo foram avaliados para o ranking. O objetivo é incentivar as prefeituras municipais do Estado a uma gestão pública voltada para a participação cidadã, abertura de dados, transformação digital e combate à corrupção.   

“Queremos que os municípios estejam no topo como os mais transparentes do Estado, assim como queremos aumentar a posição de todos no ranking”, diz a diretora executiva da Transparência Capixaba, Adila Barbosa.  

A metodologia utilizada pela equipe de avaliação foi o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil, que define indicadores para medir as boas práticas de gestão e transparência no setor público. O Índice classifica os entes avaliados em formato de ranking e atribui notas entre 0 e 100 pontos, e quanto maior a nota, melhores os níveis de transparência. 

Parceria 

O ES em Ação, parceiro institucional para a realização da segunda edição da avaliação, apoiou com a articulação de parceria com cinco instituições de ensino – Novo Milênio, Fucape, Faesa, Universidade Vila Velha e Unisales –, além da organização Gesto – Vetor Brasil, para mobilizar voluntários para avaliação. E ainda, colaborou na estruturação e operacionalização do ranking.   

A iniciativa da Transparência Capixaba tem o propósito de mobilizar a sociedade capixaba para que os casos de corrupção no Espírito Santo não caiam no esquecimento por falta de empenho das autoridades e de cobrança social e fiquem impunes. Assim, é possível mostrar à sociedade que a administração pública pode funcionar desde que haja controle e que os cidadãos exerçam vigilância constante. 

Acompanhe também mais informações pelo site: https://transparenciacapixaba.org.br/