AEV é a nova associação da Rede Empresarial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Associação Empresarial de Viana (AEV) passou a compor a Rede Empresarial a partir deste mês. A AEV atua desde 1999 e quer unir forças para trazer mais desenvolvimento econômico e social para Viana. Agora, a Rede do ES em Ação passa a ser composta por nove entidades de diversas regiões do Estado com o objetivo de congregar instituições representativas dos diversos segmentos empresariais. 

“A Associação Empresarial de Viana existe desde 1999. Na época que ela iniciou, em Viana, ainda era bastante embrionário. Na verdade, era um grupo de empresários à beira da BR e que se uniram para ter uma interlocução com o poder público, especificamente na parte de Segurança Pública. Imagina Viana em 1999? Então, a preocupação que existia era muito grande”, disse o presidente da AEV, Rafael Ottaiano, que compartilhou um pouco da história da associação.

Segundo ele, no ano de 2013 ocorreu um marco com uma nova leva de empresários assumindo a diretoria e a presidência da AEV, que traçaram novos rumos para a história da associação empresarial.

“Esses empresários trazem a AEV para uma interlocução muito maior com o poder público, onde segurança pública é uma das pautas prioritárias. Eles trazem temas muito mais coletivos: interação de segurança pública, de saneamento básico, de energia, de infraestrutura, toda a parte de IPTU, coleta de lixo. Ou seja, outros temas que impactam na atividade empresarial em aspecto coletivo”, acrescentou o presidente da AEV.

Confira o site da Associação, acesse: https://aeviana.com.br/

Novos desafios

Presidente da AEV, Rafael Ottaiano, no Workshop da Rede Empresarial neste mês

O empresário Rafael Ottaiano assumiu a presidência da AEV em 2022, quando contabilizavam 55 associados. A meta para o ano de 2023 é chegar até 68 novos associados e também organizar e profissionalizar a entidade.

Com as mudanças no mercado, no poder público e na sociedade, a atual gestão da AEV percebeu nesse processo de organização, que precisavam se relacionar com outras entidades empresariais, principalmente com o ES em Ação e a Rede Empresarial.

“Em 2013, eu ingressei no Líderes do Amanhã, que é justamente um programa de formação de líderes que foi iniciado e fundado pelo próprio ES em Ação. Com isso, comecei a provocar, naquela época, a diretoria da Associação para essa interlocução. Então, 10 anos depois, eu já engajado no associativismo empresarial, já tinha essa ideia de que durante esse mandato iríamos agregar a AEV à Rede. Justamente por perceber a importância do empresariado estar comunicando não só no estado, mas em todo o Brasil”, afirmou o presidente da AEV.

De acordo com Ottaiano, 2023 traz novos desafios para Associação de Viana e é o início de uma nova etapa na história dos associados e das empresas mantenedoras.

“O maior objetivo da Associação em 2023 é aumentar o número de associados. Além disso, a ideia de que quanto mais empresas, mais empregos são gerados, e, assim, traremos ainda mais desenvolvimento econômico e social para Viana. Essa é a base e a única forma da gente atrair mais empresas, é justamente tendo uma interlocução com o poder público, que haja mais liberdade e eficiência”, acrescentou Ottaiano.

A AEV não possui um local físico, uma sede, a ideia da gestão atual é sempre se reunir nas salas coorporativas das empresas mantenedoras. Dessa maneira, a Associação estará sempre próxima dos associados e das empresas.

Diretoria

Atualmente, mais de 10 pessoas compôem a diretoria da AEV. Rafael Ottaiano como presidente e Wellington Villaschi (Grupo Villoni). A diretoria também é composta por:

1º Secretário: Henrique Piassi;

2º Secretário: Sophie Hellene Rodrigues;

1º Tesoureiro: Anderson Colodetti;

2º Tesoureiro: Jucimar Malini; Presidente do Conselho: Raphael Machado;

Conselho Fiscal: José Waldir Junior, Celso Xavier e Cairo Ottaiano Junior;

Diretor de Relações Institucionais: Gerson Foeger

Quem é o Rafael Ottaiano

Empreendedor, graduado em Direito e Engenharia Civil, especialista em Liderança Global pela Georgetown University, nos Estados Unidos.  É membro honorário do Líderes do Amanhã. Conectado com o associativismo Empresarial desde muito cedo, em 2013 participou como tesoureiro na Associação Empresarial de Viana.

Em 2018, também se tornou diretor do Sindicato Nacional de Transporte e Venda de Combustível, na Federação Nacional de Combustível.

Empreendedor, é sócio da ACX Derivados de Petróleo Ltda, empresa de Gestão em Abastecimento, qualidade e tecnologia entregando combustível para geradores, frotas, máquinas e equipamentos.