Municípios podem participar de plataforma de Transformação Digital Municipal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com objetivo de auxiliar gestores públicos municipais na realização de um autodiagnóstico relativo às boas práticas de transformação digital no setor público municipal, a Gove realiza a 2ª edição do Diagnóstico de Transformação Digital Municipal.

Os municípios podem se inscrever até o dia 31 de março, pelo link: https://www.gove.digital/transformacao-digital-2-edicao/

A Gove é uma govtech que trabalha para transformar o jeito que gestores públicos municipais tomam suas decisões diárias e, também, aumentar a eficiência das finanças públicas. No Espírito Santo, ela conta com o apoio do movimento empresarial ES em Ação para divulgação e fomentação do tema aos gestores municipais capixabas.

Além disso, a Gove existe para que esses gestores tomem 100% de suas decisões utilizando dados, evidências e tecnologia. A plataforma facilita o dia a dia dos gestores das finanças públicas nas cidades brasileiras através da automação de análises estratégicas necessárias para gestão financeira municipal e, também, identifica e apoia na correção de ineficiências nas receitas e despesas municipais.

Diagnóstico de Transformação Digital Municipal 2023

A ferramenta tem o objetivo de apoiar os municípios na construção de uma visão geral das práticas de transformação digital adotas em comparação ao resto dos municípios do Brasil, evidenciando os pontos fortes e fracos da gestão municipal para que os gestores públicos consigam identificar os itens que merecem atenção e devem ser priorizados como próximos passos.

Para tal, o diagnóstico mensura a maturidade dos municípios participantes em seis esferas que contribuem diretamente para a transformação digital municipal:

Capacidade institucional;

Dados;

Foco no usuário;

Pessoas e competências;

Infraestrutura;

Serviços digitais.

Inclua sua cidade no Panorama de Transformação Digital Municipal do Brasil em 2023, acesse.

O que é o Diagnóstico de Transformação Digital Municipal?

Por meio do preenchimento de um autodiagnóstico relativo às boas práticas de transformação digital no setor público municipal, os municípios são avaliados em seis pilares, como citado anteriormente. Com base nas respostas obtidas, a Gove elaborou o Panorama da Transformação Digital Municipal do Brasil no ano de 2022. O relatório compila o grau de maturidade de prefeituras de todo o Brasil.

O que as Prefeituras ganham ao participar?

O Diagnóstico permite que o município tenha uma visão mais profunda sobre todos os fatores inclusos na temática de transformação digital e consiga identificar os itens que merecem atenção e devem ser priorizados como próximos passos. Além disso, o relatório produzido a partir do diagnóstico é um estudo bastante relevante no campo da transformação digital municipal.