Ensinas compartilham práticas inspiradoras em escolas de Cariacica

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O ES em Ação esteve presente no “Encontro: Compartilhando Práticas Inspiradoras”, na quarta-feira (07), no auditório da Águia Branca, em Cariacica. O evento foi promovido pelo Programa Ensina Brasil, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica.

O encontro contou com a presença do superintendente do ES em Ação, Luciano Gollner e consultores da instituição, além do secretário Municipal de Educação de Cariacica, José Roberto Aguiar, da coordenadora do Programa Ensina Brasil em Cariacica, Melina Carminatti, gestores, professores e alunos participantes das iniciativas.

Durante a ocasião, os Ensinas (jovens lideranças capacitados pelo Ensina Brasil a atuarem em escolas de vulnerabilidade social) apresentaram a história do Ensina Brasil, a chegada ao município de Cariacica e o fortalecimento da parceria entre as instituições. Em 2019, o programa começou com 19 professores ensinas no município. “Fomos muito bem recebidos pela rede municipal de Cariacica. Chegamos com altas expectativas e o objetivo de trabalhar com a comunidade escolar”, explicaram.

Superintendente do ES em Ação, Luciano Gollner

Segundo eles, Cariacica é um dos municípios inseridos no Programa mais visado pelos participantes para poderem integrar a comunidade escolar e se unirem pelo compromisso com uma educação de qualidade para todos os estudantes.

Em 2022, para além das escolas de tempo regular, os ensinas começaram a atuação também nas escolas de ensino integral e cívico militares. São 19 escolas, 58 professores ensinas e mais de 60 projetos.

“É um prazer falar do Ensina. Nós acreditamos quando essa ideia chegou ao Espírito Santo em 2017. Defendemos toda forma possível da ampliação e do crescimento do programa, principalmente, porque ele lida com uma área importantíssima: a educação. O Ensina tem um impacto direto na transformação da comunidade escolar e na formação de novas lideranças. Precisamos, de fato, avançar cada vez mais na educação, com pessoas engajadas e comprometidas. Para o ES em Ação é um prazer ser parceiro do Programa”, disse o superintendente do ES em Ação, Luciano Gollner.

Práticas Inspiradoras

No “Encontro: Compartilhando Práticas Inspiradoras”, uma das boas práticas compartilhadas foi da EMEF Maria Augusta Tavares, o Projeto Cidadania no Botânico, que contou com a organização dos professores Daniela Acosta Brito, Johnathas Lourenço e Bryan Silva.

O Projeto foi apresentado, em abril deste ano, a parceria da EMEF com o Ensina Brasil. O objetivo do projeto é integrar conhecimentos curriculares previstos no Ensino Fundamental II às noções de cidadania e estudos sociais da comunidade local e escolar. O projeto Cidadania no Botânico trabalha com três frentes: Eu Cidadão, Cidadão na Escola e Cidadão na Comunidade.

O primeiro item fala sobre que o entendimento do conceito de cidadania requer um olhar inicial para a história dos direitos individuais e coletivos no Brasil, a fim de compreender sua evolução de acordo com as diferentes etapas políticas que o país viveu ao longo da história.

Já o segundo, ser cidadão na escola implica a sujeitar-se a uma série de especificidades inerentes à dinâmica escolar, tendo sua hierarquia de comando e espaços de representatividade próprios. Nesse sentido faz-se necessária a compreensão do funcionamento escolar: seus agentes (equipe de gestão, equipe pedagógica e professores) e seus prestadores de serviço (equipe de limpeza, equipe de nutrição, equipe de segurança.

O terceiro item aborda que uma vez compreendido o papel enquanto cidadãos e como tornar agentes transformadores dentro da dinâmica escolar, o passo seguinte é transcender os muros da escola e levar os conceitos de cidadania adquiridos nos módulos anteriores à comunidade em que a escola está inserida, a fim de catalisar ações de impacto para o máximo de pessoas possível.