Workshop aborda ações da educação em 2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A emoção marcou o 2º Workshop das Equipes de Implantação, promovido pelo ES em Ação, no último dia 29 de novembro, no auditório do Sicoob Central ES. O encontro, que reuniu as equipes de Implantação que coordenam as ações nas escolas de Tempo Integral nos municípios parceiros (Aracruz, Cachoeiro, Cariacica, Linhares, Serra e Vila Velha), se tornou um grande momento de troca de experiências entre as equipes.

Cada participante ao falar das conquistas deste ano, não esconderam a emoção de ver como a educação tem sido um instrumento transformador na vida dos estudantes e de todos os envolvidos nas escolas que adotaram o modelo de ensino de tempo integral.

As equipes de Implantação puderam identificar as conquistas de 2022 dentro da Educação Integral e compartilhar os desafios para 2023. O evento foi organizado pelos consultores educacionais do ES em Ação, Ayone Sossai, Beatriz Castro, Polliana Aroeira e Mylena Batista.

“Realizamos um trabalho de forma voluntária no ES em Ação, pessoas do comitê e da diretoria que fazem um trabalho voluntário para contribuir naquilo que for possível para termos indicadores cada vez melhores na educação. É um trabalho feito com muito amor e carinho, na busca de evidências para melhorar a educação do nosso estado”, disse o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina.

Diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina

Segundo ele, é importante que ajam lideranças cada vez mais conscientes da responsabilidade de transformar toda a sociedade, e que a grande mudança acontece quando todos estão envolvidos na mesma causa, que começa pela educação.

Além do diretor-presidente do ES em Ação, representaram a entidade no dia, Rodrigo Gama, diretor de Educação e Luciano Gollner, superintendente do ES em Ação.  

Emoção

Durante apresentação das conquistas da educação em tempo integral, José Bessa, associado e um dos fundadores do Messes, se emocionou, Com a voz embargada, Bessa elogiou o trabalho das equipes e o grande empenho e dedicação de Luciano Gollner, Ayone Sossai e Polliana Aroeira.

“É um momento muito gratificante. A semente da educação sempre esteve em meu coração. Quando o ES em Ação implantou o projeto de educação integral, para minha alegria encontramos um terreno fértil em Cachoeiro. Quero agradecer toda a equipe e ao Luciano, Ayone e Polliana que coordenaram o projeto. Desde o início, em 2028, nossa ideia era implementar em Cachoeiro e em outros munícipios. Quando eu vejo um auditório bem representado com outros municípios do nosso estado, é um motivo de muita alegria. O projeto em Cachoeiro começou com uma escola e hoje estamos com sete. São mais de 1.200 estudantes beneficiados. O meu desejo é que ele atinja todos os municípios do Espírito Santo”, afirmou Bessa.

Na ocasião, os participantes também fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vitimas do atentado nas escolas no município de Aracruz, que ocorreu no mês de novembro.

Palestra

A programação do Workshop foi repleta de atividades, palestras e ações para promover a melhor troca de experiência entre as equipes. Elas participaram da palestra “Projeto de Vida e Socioemocional na Escola”, do escritor, cofundador e CEO do Kuau, Gilber Machado.

Os educadores puderam conhecer a metodologia de Projeto de Vida e a forma de potencializar a vida dos estudantes.

Além disso, cada município também apresentou suas ações da Política de Educação Integral em 2022 e as ações propostas para 2023.

Alguns participantes do workshop:

José Roberto – Secretário de Educação do município de Cariacica

Rodrigo de Souza – Secretário de Educação de Vila Velha

Fabiana Negreli – Secretária de Educação da Serra

Liviane Dias – Subsecretária Pedagógica de Cachoeiro de Itapemirim

Jocilene Gadioli – Subsecretária Pedagógica de Vila Velha

Andreia Furtado – Gerente de Educação Integrada de Cariacica

Alexandre Schubert – Presidente AEC

Marcos Lino Ferreira – Secretário Executivo AEC

Renata Santos – Diretora de Educação da Assevila

Fábio Henrique – Assevila,

José Bessa – Associado Messes

Ricardo Coelho – Educação Integrada de Cariacica

Tatiane Rodrigues – Comitê de Educação