Simpósio debate Sistema Único de Segurança Pública

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Prestes a completar 20 anos de existência, a Rede Capixaba de Inteligência se reuniu para o 14º Simpósito de Segurança Pública no Espírito Santo. Apoiada pelo ES em Ação, a Rede reúne profissionais da área de segurança da esfera pública municipal, estadual e federal, além dos que atuam em empresas privadas. Durante dois dias, 174 inscritos discutiram a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social: Lei 13.675/2018 – Sistema Único de Segurança Pública – Contexto Atual.  Este foi tema principal escolhido para este ano.

 O objetivo da Rede Capixaba de Inteligência é reunir pessoas da a´rea de segurança pública e privada para atuação integrada. Elas participam de reuniões mensais para debater inteliggência e segurança como pessoas físicas, e não como representantes de governo, segundo explica a coordenadora da RCI,  Inês Loss.

O ES em Ação apoia institucionalmente a Rede de Inteligência desde 2007. “Segurança pública é um dos principais desafios do estado e sabemos que ações integradas podem gerar melhores resultados. Por isso, o ES em Ação dá suporte e apoio à Rede”, destaca Luciano Gollner, superintendente da instituição.

“Nos reunimos no mímino uma vez por mês. Nossa ideia não é ser grande. É ser forte e unido em torno de segurança e inteligência”, explica a coordenadora da RCI. Por este motivo, o tema do simpósio deste ano foi a lei Lei 13.675, criada em 2018 ´para implantação do Sistema Único de Segurança Pública com o objetivo de fazer a integração dos agentes de segurança.

“Estamos discutindo o que aconteceu de fato de lá para cá e ações para permitir o trabalho em comum entre município, estado e a União. Vamos fazer um levantamento do que avançou com a lei e apresentar um estudo por meio do ES em Ação. A partir deste estudo, vamos sugerir propostas para a Política Nacional de Segurança e Defesa Social e o Sistema Único, a exemplo do que acontece na área de Saúde com o SUS”, explicou Inês Loss, que é delegada de Polícia.

O XIV Simpósio de Inteligência foi realizado no Parque Botânico da Vale. em Vitória na quinta e na sexta-feira, dia 18. O evento contou com a presença do superintendente do ES em Ação, Luciano Gollner, o superintente da Polícia Federal Espírito Santo, delegado Eugênio Ricas; do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do ES, coronel Marcio Celante Weolffel e do subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza. Além deles, profissionais e representantes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, Penal e das Guardas Municipais.

Rede Capixaba de Inteligência

A Rede Capixaba de Inteligência, que conta com o apoio institucional do ES em Ação, é integrada  por  profissionais  das  áreas  de  segurança  e inteligência  de  organizações  com  atuação  no  estado  do  Espírito  Santo,  representando  os  segmentos públicos  e  privados. Ela tem  a  missão  de  contribuir  com  conhecimento  e  compartilhar  dados  para  o atendimento às demandas institucionais e empresariais, em prol do bem-estar da sociedade. Com isso, busca promover encontros presenciais de diversas modalidades (reuniões, simpósios e afins), visitas institucionais que propiciem troca de informações relevantes e produção de conteúdo intelectual condizentes com a área de segurança. Além disso, promove networking entre os principais atores e empresas/instituições da área.