Com o objetivo de melhorar o ecossistema de inovação da região Sul do Espírito Santo, o Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes) e seus parceiros, Sicoob Sul e Cofril, se uniram para lançar o Programa de Pré-Aceleração SpeedUP 2, que visa selecionar e qualificar bons negócios.
Três projetos de startups passaram a inserir o Programa na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Grandes empresas da região patrocinam o projeto. A Azys Inovação, empresa de Vitória, é a responsável pelo processo de mentoria e aceleração das empresas.

Em sua 2° edição, o SpeedUp apresentou para investidores e convidados os projetos: Beasy Educacional, uma startup voltada para educação; PoliSafe uma startup voltada para a indústria de rochas ornamentais e SOS Isenta, uma startup voltada para a área da saúde.
“Estamos reunindo projetos que já estão no mercado e buscam investidores. É a segunda vez que o Messes faz isso. Aa primeira foi em 2020 e os objetivos estão sendo alcançados. Devemos mostrar para o empresariado e para a sociedade como um todo a importância de termos um bom ambiente, um bom ecossistema para a inovação. O Sul do Estado precisa disso e o movimento está ganhando musculatura”, disse o presidente do Messes, Bruno Passoni.
Primeiro hub de inovação
O movimento empresarial consolidou sua posição de habitat de Inovação do sul do Estado e agora parte para um projeto mais ousado: a contratação da consultoria Fluyd para estruturar o primeiro Hub de Inovação da região sul, dando a sua contribuição social para o desenvolvimento desta nova matriz econômica.
São parceiros do Messes na criação do Hub: Escola Maple Bear; Sicoob Sul; Petrus Mineração; Marbrasa; Sindirochas/Cetemag; Usina Palmeiras; Cofril e Luiz Carlos Nemer, além de recursos também subsidiados pelo SEBRAE-ES.
A previsão do lançamento do hub é o primeiro semestre de 2023.