IoT (Internet das Coisas) na Região da Grande Vitória

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais um projeto iniciado pelo ES em Ação está virando realidade. Pesquisadores preparam um estudo sobre a implantação da Rede IoT (Internet das Coisas) na Região Metropolitana da Grande Vitória. Trata-se de uma rede de sensores sem fio de Tecnologia Longe Range (LoRa) com várias aplicações para melhoria logística desta região.

A pesquisa tem o apoio do Fundo Capixaba de Ciência e Tecnologia do Movimento Capixaba pela Inovação (Funcitec/MCI). Os objetivos do trabalho são: a projeção da rede IoT para a Grande Vitória; a utilização de uma tecnologia emergente; a otimização da infraestrutura e maximização da cobertura; e por fim, a entrega da documentação detalhada para a implementação da rede.

Diminuir impacto dos congestionamentos, aumentar previsibilidade da entrega de mercadorias e otimizar a logística de compartilhamento de cargas são algumas aplicações desta tecnologia. A pesquisa está sendo coordenada pelo professor Maxwell Monteiro, do Ifes, em parceria com a Fapes, laboratórios de Inovação e empresas.